Tópicos importantes que você precisa saber sobre os planos de saúde

Published by Planos de Saúde on

Tópicos importantes que você precisa saber sobre os planos de saúde

Se você está pensando em contratar um plano de saúde, é importante entender como ele funciona para que possa escolher a melhor opção para você e sua família. Neste artigo, vamos responder às principais perguntas sobre planos de saúde para que você possa tomar a melhor decisão na hora da contratação.

O que é um plano de saúde?

Um plano de saúde é um serviço oferecido por empresas privadas que, mediante pagamento, oferecem cobertura médica aos seus beneficiários. As operadoras de planos de saúde devem seguir o rol de procedimentos estabelecido pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), que inclui cirurgias, exames e outros serviços médicos. Além disso, as operadoras devem ter uma rede de hospitais credenciados para atender aos beneficiários.

Por que os planos de saúde são caros?

Os planos de saúde são caros porque os procedimentos médicos que eles cobrem possuem preços altos. Mesmo assim, o plano de saúde é uma opção mais econômica, já que o pagamento é fracionado. Existem muitas operadoras com preços variados, então é possível encontrar uma que se encaixe no seu estilo de vida.

Quais os tipos de planos de saúde?

Existem três tipos principais de planos de saúde: individuais, familiares e empresariais. Os planos individuais são raros e geralmente oferecem cobertura regional. Os planos familiares podem ser contratados como modalidade PME (Pequena e Média Empresa). Para empresas maiores, acima de 30 vidas, é possível optar pelo plano de saúde empresarial.

O que é a cobertura dos planos de saúde?

A cobertura dos planos de saúde depende do tipo de plano que você escolher. Existem planos ambulatoriais, hospitalares com adição de procedimentos ambulatoriais, com obstetrícia e outros serviços. A abrangência do plano também é importante, já que pode ser regional ou nacional. Existem também categorias de planos mais elevadas que oferecem assistência durante viagens internacionais.

O que é rede credenciada?

A rede credenciada é formada pelos hospitais e laboratórios nos quais o beneficiário pode ser atendido. É importante escolher um plano que inclua os hospitais de sua preferência, para que você possa ter acesso a tratamentos e consultas que já conhece e confia.

O que é o reembolso?

Algumas operadoras oferecem a opção de reembolso para consultas com profissionais que não fazem parte da rede credenciada. O reembolso é uma porcentagem referente ao valor do procedimento, e cada operadora define a porcentagem de acordo com o contrato.

O que é coparticipação?

A coparticipação é a possibilidade de contribuir com uma porcentagem da consulta, além do pagamento mensal. Essa opção pode deixar o plano mais barato, mas pode não ser vantajosa para quem utiliza muito o plano.

O que é carência?

A carência é o período que você precisa aguardar antes de utilizar os serviços do plano de saúde. Existem períodos máximos estabelecidos pela ANS para cada tipo de serviço.

Como funciona o reajuste dos planos de saúde?

Os reajustes dos planos de saúde podem ser um assunto delicado para muitas pessoas, pois os valores podem aumentar consideravelmente de um ano para o outro. Existem duas formas principais de reajuste: o reajuste por faixa etária e o reajuste anual.

O reajuste por faixa etária é permitido pelas normas da ANS e acontece a cada mudança de idade do beneficiário. São consideradas dez faixas etárias diferentes, começando em 0-18 anos e terminando acima de 59 anos. O valor do plano pode aumentar consideravelmente quando o beneficiário muda de faixa etária.

Já o reajuste anual é aplicado por todas as operadoras e tem como objetivo ajustar os valores dos planos de saúde de acordo com a inflação e com os custos médicos e hospitalares. Esse tipo de reajuste é calculado com base em uma fórmula estabelecida pela ANS e pode variar de acordo com a operadora.

É importante lembrar que o reajuste anual deve ser informado com antecedência aos beneficiários e, caso o valor seja considerado abusivo, é possível recorrer à ANS para avaliar a situação. Além disso, existem opções de planos de saúde com reajuste controlado e mais acessíveis, como os planos coletivos por adesão e os planos empresariais.

Como deixar o plano de saúde mais barato?

Para deixar o seu plano de saúde mais barato, é necessário entender como funciona um plano de saúde e saber quais escolhas podem encarecer ou baratear o seu plano. Algumas opções para deixar o seu plano mais em conta são:

  • Contratar com CNPJ;
  • Escolher uma rede credenciada regional;
  • Optar pela acomodação compartilhada;
  • Contratar plano com coparticipação.

Caso você já possua um plano de saúde empresarial, confira outras dicas sobre como contratar um plano de saúde barato.

Por outro lado, há também escolhas que podem encarecer o seu plano de saúde, como:

  • Rede credenciada nacional ou cobertura internacional;
  • Acomodação individual;
  • Plano sem coparticipação;
  • Hospitais premium.

Como fazer um plano de saúde?

Agora que você já tem todas essas informações, é importante escolher um corretor de confiança para contratar o seu plano de saúde. Informe todos os serviços que você deseja ter ao contratar para que o corretor possa enviar uma cotação com as melhores opções para você.

Ao avaliar todas as opções, escolha a que melhor se encaixa no seu estilo de vida. O próximo passo é enviar toda a documentação solicitada de todas as pessoas que serão incluídas no serviço. Leia atentamente todos os pontos do contrato e não hesite em perguntar caso algo te deixe em dúvida.

Contratar um convênio médico não precisa ser uma dor de cabeça, basta entender e ficar atento a todas as informações sobre como funciona um plano de saúde para que essa experiência seja muito mais fácil e tranquila para você.

× Como posso te ajudar?